Pesquisar

Postagem em destaque

como o beija-flor maximiza o ganho de energia

O beija flor maximiza sua energia chupando o néctar da flor. Agora segundo watchan em 2009 - o beijaflor consegue melhorar o balançeame...

sábado, 1 de setembro de 2012

A resposta do desafio do quadrado.

Resposta do desafio de "quantos quadrados tem na imagem".

Alguns contam apenas 24 , outros 32 ou 36, mas a resposta correta é 40. E cada vez que eu respondo 40, recebo a mesma resposta: "Eu não vejo isso". Venha comigo e conte os quadrados piscando em vermelho na figura animada abaixo:



11 comentários:

  1. Na minha conta deu 41 quadrados kkkk Tem certeza que são só 40 ?

    ResponderExcluir
  2. Acertei kkk
    Método matemático.
    1^2+2^2+3^2+4^2 + 2 "soltos" + 8 subdivisoes desses 2 soltos. total 40.

    ResponderExcluir
  3. Boa pegadinha, levando em conta de que não se avisou sobre a reutilização dos espaços. |||TIJUANO|||

    ResponderExcluir
  4. Acredito que você esteja errado, pois uma imagem sobre a outra não pode ser considerada como quadrado, ou você conhece algum quadrado retorcido ou incompleto? Então se levarmos em conta que quadrado é realmente a imagem pura, então podemos afirmar que exista apenas 17 quadrados reais nessa imagem ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a definição de quadrado é "Um quadrado é um quadrilátero regular, ou seja, uma figura geométrica com quatro lados de mesmo comprimento e quatro ângulos retos." então está correto, são 40.

      Excluir
    2. Pensei como paulo silva
      Tem figura retorcida
      Achei que nao contava como quadrado....
      Esse teste tem de ser reavaliado...

      Excluir
  5. Mas como calcular sem precisar contar?

    ResponderExcluir
  6. Então... São 40!! Existem duas formas simples de fazer... Uma trabalhosa, outra não... A trabalhosa é sair contando, com risco de errar, porém... Com bastante calma, até vai!!

    O segundo que pensei, usa uma lógica bem simples, mas não é tão facinho de enxergar.. Demorei alguns minutos elaborando na cabeça, mas acho que depois que vem, ela simples, olhem: é UM "tabuleiro" 4x4 + DOIS 2x2, certo? Para calcular quantos quadrados existem num 4x4, faz-se: 1² + 2² +3² + 4² = 30. Para calcular quantos existem num 2x2= 1² +2² = 5. Um 4x4 mais dois 2x2 = 30 + 5+ 5= 40!!

    ResponderExcluir